sexta-feira, 26 de março de 2010

Diário Reflexivo

Diário Reflexivo
Sou professora de Língua Portuguesa, formada em Letras- Português/Inglês e gostaria de iniciar essa reflexão explicando que, embora gostasse de ajudar meus colegas, dentre as profissões possíveis, nunca almejei ser professora. Mal eu sabia que esse seria o meu destino, que já estava traçado, mas houve uma pessoa que teve grande influência em minha vida e que inspiraminhas aulas diariamente.
Durante o 2º ano do Ensino Médio, tive um professoar de matemática que era alguém realmente especial. Ele era uma fera, um homem de certa idade e atitude que impunha regras desde o primeiro dia de aula. Entretanto, o que o tornava uma pessoa especialnão era sua austeridade, mas sim a forma como se desvincilhava dos conteúdos e dedicava longos momentos em que transmitia para toda a turma lições de vida. Nós éramos uma turma grande, mas ficávamos todos vidrados nas experiências de vida que ele nos transmitia.
Lembro-me até hoje de várias conversas e, principalmente, do olhar interessado e preocupado com que nos fitava, nós podíamos sentir que ele realmente se importava com cada um. mais que isso, ele torcia por nós.
O tempo passou, formei-me professora e comecei minha prática um pouco assustada pela falta de experiência. Mas não posso ser injusta dizendo que as minhas primeiras aulas foram experiências desastrosas, pois tive a grande felicidade de ter alunos adultos, com objetivos muito definidos, que, embora me achassem um menina, acreditavam em si próprios e naquilo que o grupo poderia conseguir.
Alguns anos se passaram e, certo dia, estava passando pelo centro da cidade quando uma aluna me abordou. Ela já vinha sorrindo para mim de longe e, quando se aproximou de mim, abraçou-me e disse: professora, a senhora lembra o que disse certo dia enquanto conversava conosco?
Naquele momento, passou um filme na minha cabeça, e então percebi que eu havia falado tanto, sobre tantos aspectos da vida, que não sabia a que exatamente ela se referia. Então, ela me olhou nos olhos e disse: " Eu me lembro de cada palavra sua e esse abraço foi para lhe agradecer, muito obrigada.
Eu fiquei profundamente emocionada, mais ainda porque lembrei daquele professor de matemática. Deus havia me permitido ser marcante na vida de outro ser. E o mais incrível é que esse tipo de experiência se repetia outras vezes, com outros alunos e, para ser sincera, isso não tem salário no mundo que pague.
Profª Juliane Marques dos Santos - EMEF Hylda Vasconcellos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário