domingo, 18 de outubro de 2009

Secretário de Município da Educação - Manifestação sobre o GestarII

O Secretário de Município da Educação de Santa Maria/RS, Professor Pedro Lecueder Aguirre, participou de uma reunião de Formação do GestarII. O Secretário preparou-se antecipadamente, lendo o material , analisando e com muito sucesso falou sobre o Programa, demonstrando aos cursistas a importância de um Programa de qualidade como o GestarII e também incentivou a todos a levarem para as escolas as variadas sugestões de estudos.
O Secretário demonstrou conhecimento e segurança ao falar sobre o Programa.
Apresentou em forma de esquema que será aqui resumido:
1. Formação de Professores dos anos finais.
2.Apresentação: O gestar está orientado para: Criação de uma nova escola que contemple a complexidade do mundo contemporâneo, articulando-o com a educação de novos alunos, escola mais democrática , mais amorosa. Visando: autonomia e auto-realização de cada aluno, descortinando horizontes/ justiça social, felicidade e a emancipação da humanidade. Daí a formação permanente, para termos alunos que se desenvolvam de forma harmoniosa, tornando-se: autônomos, cooperativos, críticos, criativos.
3. O Programa objetiva a melhora do processo de ensino - aprendizagem, tem como foco a atualização dos saberes profissionais e a finalidade é elevar a competência dos professores e alunos, melhorando a capacidade de compreensão e de intervenção sobre a realidade socio-culturale por meio de subsídios e do acompanhamento do professor no seu próprio local de trabalho, a base são os Parâmetros curriculares Nacionais.
O professor estará envolvido em uma rede de aprendizagem com espaços para reflexão, pesquisa e discussão.
4. O que se espera do Programa é que a escola se modifique, exigindo a colaboração dos diretores, supervisores pedagógicos, funcionários , pais e alunos.
O caderno de atividades auxiliará, trabalhando assuntos que os alunos não "aprenderam anteriormente", sanando dificuldades detectadas nas avaliações diagnósticas.
CONCLUSÃO: "Pensamento"
"A qualidade de um Sistema Educacional não consegue ser maior que a qualidade de seus professores".
Contribuição do Secretário de Município da Educação, professor Pedro Aguirre.
Roselaine de Santa Maria

Um comentário:

  1. Parabéns professor Pedro Aguirre por brilhante iniciativa, necessitamos de pessoas visionárias e de grande liderança, como o senhor.

    ResponderExcluir